domingo, 25 de junho de 2017

O solo, tipos de solo, permeabilidade e cobertura do solo 3º ano 1 e 2 professora Simone

          Os alunos do 3º ano 1 e 2 -professora Simone Kern- tiveram aula prática complementar ao assunto de sala de aula abordando o assunto Solo, principais tipos de solos, diferenças entre as camadas do solo, permeabilidade no solo arenoso e argiloso, e importância da cobertura do solo, principalmente da mata ciliar para a conservação do solo e dos cursos de água.
            Para demonstrar a importância da cobertura do solo foi realizado um experimento: em um recipiente foi colocado apenas terra; no segundo recipiente foi colocado terra coberta com palha e no terceiro recipiente foi colocado terra e plantado grama. Foi despejado água simulando o efeito das chuvas sobre os três recipientes com solo e observado os resultados.
             Foi possível perceber claramente que o recipiente com solo sem cobertura sofreu o que se pode chamar de erosão pluvial (causada pela água da chuva) e que muitas partículas de solo foram carregadas para o recipiente de descarte, simulando o assoreamento que ocorre nos rios que não possuem proteção de mata ciliar.
             Foram contextualizados vários exemplos de problemas que o solo sofre, ocupação indevida em áreas de preservação ambiental, deslizamentos, voçorocas, queimadas, desmatamento.

Veja alguns registros desta aula prática no laboratório:

Solo argiloso coletado em viveiro de produção de grama em leivas (e argila pura oriunda de floricultura)
Húmus de compostagem (processo de compostagem com minhocas) 

Solo argiloso coletado em diferentes locais


Vários tipos de solo demonstrados na aula 






Professora Cláudia demonstrando todos os experimentos a serem realizados na aula prática


Demonstrando imagens de problemas enfrentados pelo solo, como: erosão, desmatamento, ocupação de áreas de risco, ausência de mata ciliar.





Experimento sobre solo com cobertura de palha, com cobertura de grama e sem cobertura para demonstrar o efeito da erosão causada pelas chuvas e importância da mata ciliar
Professora Simone e Jozi demonstrando diferentes tipos de solo aos alunos




Permeabilidade do solo em areia e solo argiloso

Alunos do 3º ano 2 observando aula prática junto com a professora Rejane








Nenhum comentário:

Postar um comentário